sábado, 28 de novembro de 2009

A Importância do Profissional Óptico-optometrista

Artigos A Importância do Profissional Óptico-optometrista na
Melhoria da Saúde Visual Pública Brasileira

Optometria: Uma profissão livre e independente
A optometria auxilia na saúde visual, entretanto não exerce nenhuma atividade médica. Medicina é saúde. Saúde não é medicina. A saúde não é privativa de nenhuma profissão.
A optometria é a alternativa mais eficaz e menos onerosa no combate à baixa qualidade visual de um povo.
Nesse contexto, a optometria desenvolveu-se por todo o mundo, e é reconhecida em mais de 60 países entre eles: Alemanha, Inglaterra, França, Rússia, China, Índia, Japão, Líbano, Israel, EUA, Canadá, México, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Quênia, Venezuela, Colômbia, Costa Rica, Guatemala entre tantos outros.
O Óptico-optometrista é um profissional não médico que está preparado para examinar e avaliar a função visual, prescrevendo soluções ópticas (óculos de grau e de proteção, lentes de contato, etc.) nos casos de miopia, hipermetropia, astigmatismo, vista cansada (presbiopia), estrabismo, ou seja, quando a alteração visual não for de ordem patológica ocular ou sistêmica.
Também é responsável pela orientação técnica e estética ao usuário de óculos e lentes de contato. É ele quem adapta os óculos e as lentes de contato às necessidades do usuário.
O resultado de seu trabalho é a satisfação plena do cliente.
O Óptico-optometrista e o Oftalmologista

O Óptico-optometrista identifica, diagnostica, corrige e prescreve soluções ópticas que irão compensar as ametropias (alterações visuais não patológicas, como: miopia, hipermetropia, presbiopia, astigmatismo, vista cansada, etc.). Ele não utiliza qualquer medicamento ou técnica evasiva ao corpo humano. Todos os seus equipamentos são de caráter observativo e direcionados à avaliação quantitativa e qualitativa do sentido da visão.
O Óptico-optometrista ao identificar uma alteração visual de ordem patológica ocular ou sistêmica, encaminha o cliente a um profissional da área médica, inclusive ao oftalmologista, quando for o caso.
O Oftalmologista trata do globo ocular e seus anexos, diagnosticando e cuidando das doenças através de cirurgias e medicamentos. Ele dedica-se à preservação da saúde do globo ocular e seus anexos. A atividade desses dois profissionais somente beneficia toda a população.

Benefícios da optometria
CUSTO SOCIAL – Enquanto o Estado leva em torno de 6 anos para qualificar um médico oftalmologista, um optometrista pode concluir sua formação técnica em até 2 anos e sua formação superior em até 4 anos.
FOCO NO PROBLEMA – O optometrista é preparado para resolver alterações visuais não patológicas, que representam 90% de todos os casos de problemas visuais.
MELHOR DISTRIBUIÇÃO – Nos países que adotaram a optometria, percebeu-se uma melhor distribuição desses profissionais em regiões longínquas e de difícil acesso. Isto facilitou o atendimento da população, principalmente a menos favorecida. Atualmente, existe 01 oftalmologista para cada 60.000 habitantes no Norte do Brasil, evidenciando a falha no modelo visual brasileiro.
AUMENTO DA DEMANDA OFTALMOLÓGICA – Realizando o atendimento primário da visão, os optometristas encaminham os pacientes portadores de doenças aos oftalmologistas e estes poderão dedicar-se integralmente às questões patológicas visuais, para as quais foram preparados.
POPULAÇÃO MAIS BEM ATENDIDA – A optometria segundo a Organização Mundial da Saúde é a responsável pelo atendimento primário da visão. Sua eficácia é comprovada, inclusive no Brasil, apesar de forte oposição. Nos EUA existe uma força de 34.000 optometristas e 18.000 oftalmologistas, para atender toda a demanda visual daquele País. Os dados e a situação visual da América do Norte atestam que as soluções dos problemas visuais passam, obrigatoriamente, pela ciência da optometria.
Verdades estatísticas
O Brasil conta hoje cerca de cento e setenta milhões (170.000.000) de habitantes. Destes, perto de noventa e seis milhões (96.000.000) de pessoas apresentam erros refrativos como: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia (vista cansada). Dos noventa e seis milhões (96.000.000) de necessitados de correção visual, apenas dezenove milhões (19.000.000) conseguem compensar suas dificuldades visuais.

Aproximadamente setenta e sete milhões (77.000.000) de brasileiros não estão enxergando adequadamente, neste momento, por falta de um simples par de óculos. Apesar de triste, é fácil concluir que são os menos favorecidos que se encontram nessa situação.
O Óptico-optometrista, como avaliador primário da função visual, pode mudar esse quadro, resgatando a qualidade visual de nossos irmãos brasileiros, principalmente os menos favorecidos que são os mais prejudicados, universalizando o bem estar visual.
Fonte: ttp://www.croosp.org.br/work/profissional/index1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário